Redes sociais, conhecimento e inovação localizada.

Autores

  • Maria Inês Tomaél UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63

Palavras-chave:

Redes Sociais, Compartilhamento da Informação, Inovação Localizada.

Resumo

O processo de inovação recebe influência de seu meio, o que o torna dependente da interação social, que é preponderante para seu crescimento e solidificação. As redes sociais, estruturadas pelas interações entre atores, propiciam o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento determinantes para o desenvolvimento de inovações. Considerando esses elementos, este estudo tem como objetivo distinguir experiências de caráter localizado da inovação e do conhecimento em um consórcio de exportação de móveis. Para tanto, a metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais (ARS), que mapeia as interações entre atores, enfatizando medidas e fluxos de informação entre eles. Os resultados indicam que as redes sociais permeiam o compartilhamento da informação que levam a apropriação do conhecimento e sua adaptação para distintas realidades e que esse processo ocorre entre as empresas participantes do consórcio no âmbito da gestão de processos. Tais empresas desenvolvem procedimentos similares para a inovação de gestão. Em virtude desse fato, consideramos que na rede social do consórcio a inovação de gestão é localizada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Tomaél, UEL

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Ciência da Informação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Tomaél, M. I. (2007). Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Informação & Informação, 12(1esp), 63–86. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63

Edição

Seção

Artigos