Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal

Autores

  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte UFMG
  • Aline de Queiroz Lopes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p377

Palavras-chave:

Livro eletrônico, E-book, Biblioteca universitária.

Resumo

Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.

Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.

Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).

Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato  utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.

Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, UFMG

Professora adjunta do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aline de Queiroz Lopes, UFMG

Bibliotecária, Mestranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Sirihal Duarte, A. B., & Lopes, A. de Q. (2015). Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal. Informação & Informação, 20(3), 377–409. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p377

Edição

Seção

Artigos