Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria.

Autores

  • Wladmir Cardoso Brandão
  • Fernando Silva Parreiras
  • Antonio Braz de Oliveira e Silva

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp110

Palavras-chave:

redes sociais, análise de rede social, redes de coautoria, ciência da informação

Resumo

A análise de redes complexas, em especial das redes sociais, tem despertado o interesse da comunidade científica mundial. O interesse decorre de sua capacidade de representação de problemas complexos de maneira objetiva, oferecendo um arcabouço teórico e prático para o estudo das características, propriedades e comportamentos dos elementos e relações que compõem os problemas. No campo da ciência da informação, técnicas de análise de redes sociais vêm sendo utilizadas para analisar o fluxo de informação em comunidades e a estrutura das redes de colaboração científica. No entanto, aspectos evolutivos, que poderiam auxiliar na predição do comportamento dos atores e, conseqüentemente, da estrutura futura da rede, tem sido negligenciados. Pode-se comparar a análise de redes sociais, desconsiderando o aspecto evolutivo, à análise de uma fotografia, estática por natureza: apesar de importante, oferece menor riqueza de detalhes que um filme onde elementos temporais facilitam a absorção do contexto e a construção de cenários para predição. O presente artigo evidencia o comportamento dos pesquisadores do campo de ciência da informação no Brasil, recorrendo à análise da evolução de redes de coautoria na área, apresentando tendências que provocarão impactos na estrutura dessas redes nos próximos anos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wladmir Cardoso Brandão

Mestre em ciência da informação pela UFMG, gerente de TI da TRÓPICA Tecnologia e Sistemas, especialista em gestão empresarial pela UFMG, bacharel em ciência da computação pela PUC-MINAS, sócio fundador do NETIC (http://www.netic.com.br).

Fernando Silva Parreiras

Doutorando em ciência da computação pela Universidade Koblenz-Landau (Alemanha), bolsista CAPES, mestre em ciência da informação pela UFMG, bacharel em ciência da computação pela FUMEC, sócio fundador do NETIC.

Antonio Braz de Oliveira e Silva

Doutor em ciência da informação pela UFMG, analista do IBGE-MG, sócio fundador do NETIC.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Brandão, W. C., Parreiras, F. S., & Silva, A. B. de O. e. (2007). Redes em Ciência da Informação: evidências comportamentais dos pesquisadores e tendências evolutivas das redes de coautoria. Informação & Informação, 12(1esp), 110–124. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp110

Edição

Seção

Artigos