Evolução da informação apoiadora da gestão ambiental: uma análise centrada em seus estágios evolutivos e nos agentes decisórios.

Autores

  • Rosana Cristina Colombo Dionysio ETEC Dr. Adail Nunes da Silva (CEETEPS)
  • Fernando César Almada Santos Escola de Engenharia de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p184

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão ambiental, Norma ISO 1400

Resumo

Diante da questão ambiental fortemente explicitada, governo, empresas e a população em geral estão sendo convocados a refletir, tomar iniciativas e aplicar soluções em busca de uma diminuição ou prevenção dos problemas ambientais. Neste contexto, o presente artigo tem com objetivo identificar tipos de decisão, informações e agentes decisórios para a condução de uma administração das questões ambientais nas organizações, seja qual for o estágio de evolução ao qual a empresa se encontra. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica que abrangeu os temas gestão da informação, gestão ambiental e estágios evolutivos da gestão ambiental. Foi possível observar que a quantidade e os tipos de informação que são necessários em cada um dos estágios da gestão ambiental são diferenciados, porém com ressalva em alguns tipos, que podem ser utilizados em mais de um estágio. Para tanto, se faz necessária uma gestão da informação de forma completa, considerando vários tipos e fontes de informação, para que estas possam auxiliar os dirigentes das organizações na formulação de estratégias e principalmente nas tomadas de decisão, adotando uma gestão ambiental proativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Cristina Colombo Dionysio, ETEC Dr. Adail Nunes da Silva (CEETEPS)

Formada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC em 1999 Licenciada em Tecnologia de Processamento de Dados pelo CEFET-SP em 2004 Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA/MG em 2007 Mestranda no curso de Engenharia de Produção pela EESC-USP

Fernando César Almada Santos, Escola de Engenharia de São Carlos

Engenheiro de Produção Mecânica (EESC-USP) Mestre em Administração (PUC-SP) Doutor em Administração de Empresas (FGV-SP) Professor do Departamento de Engenharia de Produção (EESC-USP)

Downloads

Publicado

2007-11-10

Como Citar

Dionysio, R. C. C., & Santos, F. C. A. (2007). Evolução da informação apoiadora da gestão ambiental: uma análise centrada em seus estágios evolutivos e nos agentes decisórios. Informação & Informação, 12(2), 184–203. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p184

Edição

Seção

Artigos