Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.

Autores

  • Jorge L Magalhães Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Farmanguinhos
  • Luc Quoniam Aix-Marseille Université, France. Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP-Brasil
  • Jesús P. Mena-Chalco Universidade Federal do ABC.
  • André Santos Universidade Nove de Julho – UNINOVE Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p30

Palavras-chave:

Estudos métricos da informação, Bibliometria, Análise da produção científica, Web 2.0, Base Lattes, Inteligência competitiva, Dengue

Resumo

Introdução: A conjuntura de competitividade global requer das organizações práticas cada vez mais ousadas de Inteligência Competitiva, a fim de obter, analisar, tratar e disseminar as informações para auxiliar na tomada de decisão. No ambiente de Big Data na Web, é premente cautela para o resgate e análise de dados a fim de transformá-los em informações essenciais para o gestor.

Objetivo: Identificar e extrair a produção científica, produtos tecnológicos, instituições, redes dos cientistas que trabalham com a doença Dengue.

Metodologia: Usa-se a bibliométrica com técnicas para mensurar a produção e disseminação do conhecimento científico. Analisar os 2,5 milhões de currículos da base Lattes do CNPq, extrair e tratar os que possuem o termo “dengue” com o software ScriptLattes do conceito Web 2.0.

Resultados: A identificação de 15.465 currículos específicos com o tema Dengue. Extraiu-se 424 cientistas renomados na área, bem como mais 971 colaborações nacionais e internacionais relacionados com o termo dengue. O método possibilitou extrair dos especialistas a geolocalização, publicações, orientações, dentre outros.

Conclusões: A análise dos resultados mostrou a relação multidisciplinar dos cientistas em Dengue. O método pode ser replicado para qualquer área da ciência. A bibliometria como fonte de auxílio no tratamento de Big Data mostrou-se eficaz através da ferramenta ScriptLattes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge L Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Farmanguinhos

Pós-doutor pela Aix Marseille Université, France em "Recherche en Sciences de l'Information et de la Communication". Mestre e Doutor pela UFRJ na área de Gestão e Inovação Tecnológica. Possui 23 anos de vivência em Gestão estratégica nas Operações Industriais do mercado privado e público de Indústrias Farmacêuticas. Atua nos últimos 12 anos na P, D&I em Saúde Pública da FIOCRUZ/Farmanguinhos. A ênfase de suas pesquisas são dedicadas a identificação, análise e tratamento de "Big data" para Saúde no que tange a Gestão e Inovação Tecnológica em doenças negligenciadas, Câncer e AIDS usando ferramentas da Ciência da Informação, como: Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Web 2.0, Gestão do Conhecimento e Patentes. As aplicabilidades envolvem temas ligados à indústria Químico-Farmacêutica e promoção da Saúde Pública (Medicamentos, Atenção Farmacêutica e Acesso à saúde).

Luc Quoniam, Aix-Marseille Université, France. Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP-Brasil

Graduação em química analítica & proteção do ambiente (Chimie analytique & protection de l'environnement) pela Université Aix Marseille III (1981). Graduação em oceonografia (océanologie) pela Université Aix Marseille III (1984). Mestrado em oceonografia pela Université Aix Marseille II (1985) e Doutorado em ciência da informação e da comunicação (science de l'information et de la communication) pela Université Aix Marseille III (1988). Possui ainda Livre Docencia na mesma universidade. Foi professor visitante da Universidade de São Paulo. É professor titular da Université Du Sud Toulon Var e professor de pós graduação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Jesús P. Mena-Chalco, Universidade Federal do ABC.

Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2012) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos (bibliometria), Cientometria. É membro do Núcleo Estratégico NUVEM (Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade) da UFABC.

André Santos, Universidade Nove de Julho – UNINOVE Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações em saúde, adoção e infusão da tecnologia de informação e sistemas de informações, segurança da informação, gestão do conhecimento.

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Magalhães, J. L., Quoniam, L., Mena-Chalco, J. P., & Santos, A. (2014). Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue. Informação & Informação, 19(3), 30–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p30

Edição

Seção

Artigos