Sistemas de informação de marketing em unidades de informação empresarial: um modelo proposto

Ana Maria Pereira, Carla Campos Pereira

Resumo


Introdução: Propõe um modelo teórico de sistema de informação de marketing, o qual proporciona informações com atributos de qualidades, tais como: precisão, economia, flexibilidade, confiabilidade, relevância, simplicidade e verificabilidade aos decisores de organizações empresariais, com base na visão sistêmica e teorias de marketing.

Objetivo: Apresenta um modelo de sistema de informação de marketing para unidades empresariais, identificando as exigências, competências e habilidades que o mercado demanda do bibliotecário e a sua integração.

Metodologia: Revisão bibliográfica que possibilitou conhecimento teórico para propor o modelo.

Resultados: O modelo proposto é composto de cinco etapas e constituído de subsistemas que não foram identificados em sistemas de informação de marketing existentes, em que se confirma que a organização da informação é necessária para o desenvolvimento da organização

Conclusões: Identificou-se que o bibliotecário é um agente atuante, mediador de informações nos sistemas de informação de marketing em unidades empresariais, deve estar presente em todos os níveis do processo e proporcionar aos administradores uma maior credibilidade nas decisões tomadas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p324



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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