Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down.

Autores

  • Ilemar Christina Lansoni Wey Berti Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p225

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Significado cultural atribuído à deficiência, Síndrome de Down.

Resumo

Introdução: O artigo apresenta, a partir do pressuposto do acesso à informação e da construção do significado cultural atribuído à deficiência, a análise do comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Caracteriza-se como um estudo de usuários da informação, na perspectiva da abordagem cognitiva. Objetivo: Analisar o comportamento informacional relacionado às necessidades, busca e uso de informação de pais de crianças com Síndrome de Down para conduzir o desenvolvimento dos filhos em múltiplos contextos. Metodologia: A abordagem do estudo foi de natureza exploratória e qualitativa. Compara dois grupos presentes na amostra, crianças nascidas nas décadas de 1960 a 1980 e crianças nascidas nos anos de 2009 a 2013. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados apontam para a interveniência do significado cultural atribuído à deficiência e ao acesso à informação, na transferência do conhecimento para a condução das práticas cotidianas dos pais, frente à realidade, em função do implemento de sistemas de informação, entre eles, internet e campanhas educativas responsáveis pela divulgação das potencialidades das pessoas com Síndrome de Down e pela promoção de novas posturas sociais. Conclusões: O fator determinante para as mudanças ocorridas no comportamento dos pais em relação ao reconhecimento das necessidades e ao processo de busca e uso da informação está localizado no significado cultural atribuído à deficiência, que perpassa as construções histórico-culturais indicadas nas relações sociais dos participantes. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte)

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista

(UNESP/Marília). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Universidade do Porto (Porto/ Portugal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte)

Downloads

Publicado

2014-02-28

Como Citar

Berti, I. C. L. W., Bartalo, L., & Araújo, C. A. Ávila. (2014). Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, 19(1), 225–248. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p225

Edição

Seção

Artigos