A terminologia indígena na fala do amazônida.

Autores

  • Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira Raimundo Firmino de Oliveira e Maria do Carmo Espinheiro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p32

Palavras-chave:

Terminologia indígena, Classificação, Altamira, Cametá, Amazônia Paraense.

Resumo

A Representação Simbólica das Narrativas Populares da Amazônia Paraense como Linguagem de Informação (RESNAPAP), é um projeto de pesquisa da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, no Brasil, que vem estudando a terminologia através de narrativas orais. O objetivo do trabalho é conhecer a terminologia indígena de termos retirados de narrativas orais. Para alcançar esse objetivo, foram recolhidas, pelo projeto “O Imaginário nas Formas Narrativas Orais da Amazônia Paraense (IFNOPAP)”, 102 narrativas em dois municípios da Amazônia Paraense localizados as margens de dois importantes rios de concentração indígena: um no município de Cametá, próximo ao rio Tocantins, e o outro no município de Altamira, próximo ao rio Xingu. Esse artigo apresenta os termos, que o projeto RESNAPAP denomina de culturais, vistos como unidades lexicais da linguagem natural representativa da realidade sociocultural do amazônida. Assim, os termos de origem indígena foram organizados para se observar a contribuição lexical do étimo indígena no português falado da Amazônia e, também, para ser representado pelas tradições históricas e socioculturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira, Raimundo Firmino de Oliveira e Maria do Carmo Espinheiro de Oliveira

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Mestre em Biblioteconomia pela PUC de Campinas, SP, Especialista em Rede de Bibliotecas da Amazônia pela USP e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. É professora na Graduação do Departamento de Biblioteconomia e da Pós-graduação em Serviço Social ambas na UFPA. Atualmente coordena o projeto de pesquisa RESNAPAP – A Representação Simbólica das Narrativas Populares da Amazônia Paraense como Linguagem de Informação. É Representante do Centro Sócio-Econômico no Comitê de Pesquisa da UFPA. Tem trabalhos publicados na área da Representação do Conhecimento em eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Oliveira, M. O. E. de. (2008). A terminologia indígena na fala do amazônida. Informação & Informação, 13(1), 32–47. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1p32

Edição

Seção

Artigos