Entre os Estudos Culturais e a Ciência da Informação: fontes de informação étnico-raciais

Thais Helen do Nascimento Santos, Mirian de Albuquerque Aquino

Resumo


Introdução: A informação, como fenômeno social, histórico e cultural, demanda a aplicação interdisciplinar para maior e melhor compreensão de seus fundamentos e práticas. Não obstante, seu espaço de cientificidade se concentra nas Ciências Sociais, incorporando temas relacionados à dinâmica sociocultural aos estudos da Ciência da Informação.

Objetivo: No contexto étnico, o objetivo deste estudo é estabelecer o elo teórico entre a Ciência da Informação e os Estudos Culturais a fim de delinear o viés cultural das fontes de informação étnico-raciais.

Metodologia: Para tanto, recorremos à revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação, Estudos Culturais, Sociologia, Antropologia e Filosofia.

Resultados: O resultado dessa aplicação interdisciplinar destaca a informação como um artefato cultural capaz de exprimir elementos simbólicos do grupo social produtor.

Conclusão: Ressaltamos a proeminência da abordagem sociocultural da Ciência da Informação para minimizar as práticas racistas à população negra.


Palavras-chave


Ciência da Informação; Estudos Culturais; Abordagem Sociocultural da Ciência da Informação; Fontes de Informação Étnico-raciais; População Negra

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p29



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional