A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Autores

  • Rubens da Silva Ferreira Faculdade de Biblioteconomia (FABIB), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p573

Palavras-chave:

Educação superior, Biblioteconomia, História do Livro e das Bibliotecas, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Biblioteconomia

Resumo

Introdução: O trabalho relata a experiência docente na disciplina História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Presente no currículo do curso desde 1963, essa disciplina é basilar para a formação dos futuros bibliotecários, pois trabalha com três importantes elementos que são dinâmicos na história da profissão: o suporte (o livro), a instituição (a biblioteca) e o profissional (o bibliotecário).

Objetivo: Reúne, sistematiza e socializa estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem no contexto da disciplina História do Livro e das Bibliotecas.

Metodologia: Ao longo de dois anos (2010-2012), para além das aulas expositivas, o processo ensino-aprendizagem foi dinamizado com a realização de visitas técnicas, a introdução de textos para leitura complementar em língua estrangeira e a construção de um site com o auxílio de monitores, a fim de associar as novidades tecnológicas a uma disciplina em que os elementos “livro” e “biblioteca” suscitam, nos discentes, a ideia de tradição.

Resultados: A estratégia usada mostra ser satisfatória quanto ao desempenho dos alunos. O principal desafio reside na necessidade do desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, aspectos essenciais a serem considerados para uma formação profissional qualitativa, sobretudo porque os futuros egressos atuarão na área da documentação/informação.

Conclusões: Os aspectos negativos da experiência: (1) as dificuldades de alunos das turmas noturnas para participarem de visitas técnicas; e (2) os estágios acumulados pelos alunos que afetam o desempenho na disciplina. Os aspectos positivos da experiência: (1) a melhora da habilidade de escrita; (2) o crescimento de interesse pela produção científica; (3) o crescimento de interesse por cursos de idioma; (4) o contato dos monitores de classe com a prática docente; e (5) uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados na disciplina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rubens da Silva Ferreira, Faculdade de Biblioteconomia (FABIB), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Universidade Federal do Pará (UFPA).

Docente da Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. Me. em Planejamento do Desenvolvimento. Esp. em Biblioteca Universitária

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Ferreira, R. da S. (2016). A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Informação & Informação, 21(1), 573–594. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p573

Edição

Seção

Relatos de Experiência