A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Rubens da Silva Ferreira

Resumo


Introdução: O trabalho relata a experiência docente na disciplina História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Presente no currículo do curso desde 1963, essa disciplina é basilar para a formação dos futuros bibliotecários, pois trabalha com três importantes elementos que são dinâmicos na história da profissão: o suporte (o livro), a instituição (a biblioteca) e o profissional (o bibliotecário).

Objetivo: Reúne, sistematiza e socializa estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem no contexto da disciplina História do Livro e das Bibliotecas.

Metodologia: Ao longo de dois anos (2010-2012), para além das aulas expositivas, o processo ensino-aprendizagem foi dinamizado com a realização de visitas técnicas, a introdução de textos para leitura complementar em língua estrangeira e a construção de um site com o auxílio de monitores, a fim de associar as novidades tecnológicas a uma disciplina em que os elementos “livro” e “biblioteca” suscitam, nos discentes, a ideia de tradição.

Resultados: A estratégia usada mostra ser satisfatória quanto ao desempenho dos alunos. O principal desafio reside na necessidade do desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, aspectos essenciais a serem considerados para uma formação profissional qualitativa, sobretudo porque os futuros egressos atuarão na área da documentação/informação.

Conclusões: Os aspectos negativos da experiência: (1) as dificuldades de alunos das turmas noturnas para participarem de visitas técnicas; e (2) os estágios acumulados pelos alunos que afetam o desempenho na disciplina. Os aspectos positivos da experiência: (1) a melhora da habilidade de escrita; (2) o crescimento de interesse pela produção científica; (3) o crescimento de interesse por cursos de idioma; (4) o contato dos monitores de classe com a prática docente; e (5) uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados na disciplina.


Palavras-chave


Educação superior; Biblioteconomia; História do Livro e das Bibliotecas; Universidade Federal do Pará; Faculdade de Biblioteconomia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p573



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional