Os termos relativos ao segmento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) no contexto das Linguagens Documentárias

Autores

  • Claudio Roberto da Silva
  • Marilda Lopes Ginez de Lara USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2004v9n1-2p33

Palavras-chave:

Homossexualidade, Linguagens documentárias

Resumo

Este artigo sintetiza uma monografia de conclusão de curso que investiga a importância das palavras relativas à experiência de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. A reflexão tem início com estudos sobre a formação da linguagem e de sua importância para a integração humana à cultura, diferenciando a linguagem natural da linguagem documentária através da compreensão sobre o processo de formação das LDs e do reconhecimento de seu poder ideológico. Na seqüência, dedica-se a recuperar o uso de termos relacionados a sexo e gênero no decorrer da história e à apresentação dos sistemas organizados por Dewey e Cutter (CDD e LCSH). Neste ponto, é feita uma análise sobre como esses sistemas sustentavam discursos produzidos pela autoridade científica, no primeiro caso, e, no segundo, pela imposição de padrões culturais relativos ao público majoritário e cujas características incapacitaram esses sistemas de atender a segmentos sociais mais específicos. Finalmente, a reflexão destaca as mudanças provocadas por sujeitos políticos que, aliados aos bibliotecários, ganharam espaço nos anos sessenta e que reconheceram a importância da guarda de materiais, de centros de documentação, como a necessidade de novas linguagens para atender ao público GLBT, dando origem a um novo campo de estudos sobre a análise da documentação.

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Publicado

2004-01-21

Como Citar

Silva, C. R. da, & Lara, M. L. G. de. (2004). Os termos relativos ao segmento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) no contexto das Linguagens Documentárias. Informação & Informação, 9(1-2), 33–47. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2004v9n1-2p33

Edição

Seção

Artigos