Comparação entre o Qualis/Capes e os índices H e G: o caso do portal de periódicos UFSC

Autores

  • Aline Borges Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Schwarz Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adilson Luis Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p70

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Periódicos Cientificos

Resumo

Introdução: A presente pesquisa realiza uma analise das revistas científicas hospedadas no Portal de Periódicos UFSC e sua relação com o estrato nacional Qualis/CAPES e os índices Harzing’s Publish or Perish h e g na web.

Objetivos: a) Descrever a área do conhecimento,periodicidade e ano de criação das revistas, e; b) Comparar os indicadores de qualidade Qualis e os índices Harzing’s Publish or Perish h e g das revistas.

Metodologia: A abordagem da metodologia é exploratória e descritiva com análise quantitativa. O corpus da pesquisa são os títulos do Portal de Periódicos UFSC, que apresenta 42 revistas hospedadas.

Resultados: Como um dos principais resultados, pode-se assinalar que as revistas estudadas estão distribuídas em dezessete áreas do conhecimento e seis revistas foram classificadas em mais de três áreas diferentes com o mesmo Qualis. A periodicidade mais adotada é a semestral, representando 73,8% (31) das revistas. O período de criação das publicações que apresentou maior índice foi a década de 1990, com 42,9% (18). Em relação ao Qualis, 14% das revistas apresentam estrato A1 e A2; 57%, B1 e B2, e 29% das revistas apresentam B3, B4 e B5.

Conclusões: Pode-se concluir que as posições das revistas podem ser diferentes se aplicadas ao sistema de avaliação Qualis/CAPES e os índices do h e g. A revista que apresenta maior coerência entre o índice nacional e o índice Harzing’s Publish or Perish é a “Estudos Feministas”, com Qualis A1, índice h 41 e g 63 e a que apresenta menor coerência é a “Outra Travessia” com Qualis A2 e índices h 5 e g 11.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Borges Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rosângela Schwarz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Adilson Luis Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Oliveira, A. B., Rodrigues, R. S., Blattmann, U., & Pinto, A. L. (2015). Comparação entre o Qualis/Capes e os índices H e G: o caso do portal de periódicos UFSC. Informação & Informação, 20(1), 70–91. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p70

Edição

Seção

Artigos