A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário

Dulce Maria Baptista

Resumo


A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática.

Palavras-chave


Catalogação; Mudança paradigmática; Normas; AACR2; Tecnologias da informação e da comunicação; Metadados; Ensino; Treinamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p63

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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