Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância

Autores

  • Andreia Vieira Monteiro Fundação Cecierj/Consórcio Cederj
  • Marcela Neves Medeiros Fundação Cecierj/Consórcio Cederj
  • Maria Cristina Pfeiffer Fernandes Fundação Cecierj/Consórcio Cederj
  • Maise de Sá Cavalcante Fundação Cecierj/Consórcio Cederj

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n2p141

Palavras-chave:

Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas, NTICs – Educação a Distância, Biblioteca Virtual – Educação a Distância

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações.

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Biografia do Autor

Andreia Vieira Monteiro, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense, Bibliotecária responsável pelo Setor de Bibliotecas da Fundação CECIERJ/Consórcio Cederj

Marcela Neves Medeiros, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Pós-graduanda em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação (UniRio), Bibliotecária da Fundação CECIERJ/Consórcio Cederj

Maria Cristina Pfeiffer Fernandes, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj

Estágio pós-doutoral em Tecnologia na Educação na PUC-Rio, Doutora pela COPPE/UFRJ, Pós-graduada em Pedagogia pela UFRJ/CEP, Coordenadora do Setor de Bibliotecas e Articuladora Acadêmica de Pedagogia da Fundação CECIERJ/Consórcio Cederj

Maise de Sá Cavalcante, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bibliotecária da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

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Publicado

2006-11-21

Como Citar

Monteiro, A. V., Medeiros, M. N., Fernandes, M. C. P., & Cavalcante, M. de S. (2006). Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância. Informação & Informação, 11(2), 141–153. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n2p141

Edição

Seção

Relatos de Experiência