Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações

Autores

  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p98

Palavras-chave:

Mediação da informação, Interferência, Organização do conhecimento, Organização da Informação, Biblioteca Universitária

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta conceitos e definições dos termos mediação da informação e organização do conhecimento, a partir de um referencial teórico.

Objetivo: Apresentar o processo de mediação da informação no processo de organização do conhecimento, na percepção dos alunos do curso de Biblioteconomia e dos bibliotecários.

Metodologia: Foi aplicado um questionário aos alunos e aos bibliotecários, para confrontar a literatura com os dados obtidos, utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo.

Resultados: Apresenta como resultados a maneira que os alunos e bibliotecários percebem os temas discutidos.

Conclusões: Conclui-se que a mediação da informação além de ser uma interferência, determina todo fazer do bibliotecário; que esta ainda não está clara para maioria dos respondentes; e que as ações da organização do conhecimento aparecem também como ações de mediação no fazer diário dos profissionais da informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'

Professor Auxiliar Colaborador do Departamento de Ciência da Informação, UEL/CECA. Mestrando em Ciência da Informação pela UNESP/FCC, Marília. Bacharel em Biblioteconomia pela UEL, Londrina.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Almeida Júnior, O. F. de, & Santos Neto, J. A. dos. (2014). Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações. Informação & Informação, 19(2), 98–116. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p98

Edição

Seção

Artigos