Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná
Resumo
A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi
realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação
entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.
realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação
entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.
Palavras-chave
Pesquisa escolar
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.1999v4n1p37

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
e-mail: infoeinfo@uel.br
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