Criação e compartilhamento de conhecimento: perfis profissionais para o futuro da indústria paranaense

Autores

  • Karoline Aparecida Scroch Sato Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Isabela Drago Universidade Federal do Paraná
  • Sônia Maria Breda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p297

Palavras-chave:

Criação do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Gestão do conhecimento.

Resumo

Introdução: Estudo sobre criação e compartilhamento de conhecimento no projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Parananense, dos Observatórios de Prospecção do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Objetivo: analisa o processo a partir do caso paranaense, partindo dos pressupostos: as organizações atuantes em atividades de prospecção são intensas na criação e compartilhamento do conhecimento; tornar coletivo o conhecimento individual constitui um dos principais desafios das organizações inovadoras.

Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental, observação fundamentada na participação nos painéis de nove especialistas ligados ao Projeto (amostra por tipicidade voltada aos setores metal mecânico, plástico, TIC’s e meio ambiente) e realização de entrevistas com os relatores dos painéis.  Coteja o material empírico levantado com o referencial pertinente de modo a evidenciar aspectos dessa prática de gestão.

Resultados: com base nos resultados obtidos das análises da documentação da organização, das observações durante os painéis e das entrevistas, percebeu-se que o projeto Perfis Profissionais para o futuro da Indústria Paranaense contempla as cinco fases do processo de criação do conhecimento e também os capacitadores do conhecimento.

Conclusões: Os resultados das entrevistas confirmam os resultados obtidos durante as observações, o que permite perceber que houve consenso no discurso da equipe gestora e dos painelistas em relação ao que se espera como perfil profissional para o futuro da indústria paranaense.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karoline Aparecida Scroch Sato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professora Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Isabela Drago, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gestora da Informação no Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS).

Sônia Maria Breda, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Scroch Sato, K. A., Silva, H. de F. N., Drago, I., & Breda, S. M. (2015). Criação e compartilhamento de conhecimento: perfis profissionais para o futuro da indústria paranaense. Informação & Informação, 20(3), 297–326. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p297

Edição

Seção

Artigos