O uso de softwares livres na gestão pública de acervos informacionais: o caso do Koha nas bibliotecas de São Bernardo do Campo

Autores

  • Rafael Saad Fernandez Universidade Federal do ABC (UFABC).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p231

Palavras-chave:

Automação de bibliotecas, Gestão pública, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Públicas, Koha.

Resumo

Introdução: O uso de softwares livres na gestão pública de acervos informacionais no Brasil remonta a iniciativas desenvolvidas desde os anos 1970. Nesta época, São Bernardo do Campo já investia nessas ações e ao longo das décadas seguintes ampliou a presença destas ferramentas na administração pública.

Objetivo: analisar o uso de softwares livres na administração pública a partir do caso do Koha Library System nas bibliotecas de São Bernardo do Campo, destacando a importância destes softwares na gestão e observando aspectos positivos e negativos.

Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares livres na gestão pública, com ênfase nos critérios relevantes para a escolha de ferramentas de automação de bibliotecas. Em seguida, foi realizado estudo de caso da Prefeitura de São Bernardo do Campo, com análises sobre o uso de softwares para controle de acervo nas bibliotecas. A coleta de informações foi feita diretamente no sistema e a partir dos funcionários que desenvolveram o projeto de implantação do Koha na cidade.

Resultados: Foi traçado um histórico do software livre no município, detalhou-se o processo de tomada de decisão pela adoção de um novo sistema e discutiram-se algumas das dificuldades ao longo do processo.

Conclusões: Iniciativas como essa promovem a cultura do software livre e do desenvolvimento colaborativo na administração pública. O Koha mostrou-se uma plataforma de alto nível, que pode ser utilizada em outras cidades, com baixo custo de implantação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Saad Fernandez, Universidade Federal do ABC (UFABC).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Fernandez, R. S. (2013). O uso de softwares livres na gestão pública de acervos informacionais: o caso do Koha nas bibliotecas de São Bernardo do Campo. Informação & Informação, 18(2), 231–248. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p231

Edição

Seção

Relatos de Experiência