A temática recepção na revista Ciência da Informação: estudo da produção

Fernanda Mecking Arantes, Ana Esmeralda Carelli

Resumo


Introdução: Analisa a produção sobre o tema Recepção veiculada na revista Ciência da Informação.

Objetivo: Avaliar a produção científica na Ciência da Informação sobre tema Receção, verificando de quais áreas do conhecimento foi apropriado o conceito, quais  áreas de origem dos autores dos artigos e dos autores mais citados.

Metodologia: Analisou-se a produção veiculada na revista Ciência da Informação, do Ibict, por meio de análise bibliométrica e da análise de citação.

Resultados: O resultado da busca foi 18 artigos publicados entre 1987 a 2007. Dos 33 autores arrolados, apenas 12 são da Ciência da Informação. Constatou-se uma tendência de autoria coletiva (11 artigos). Os autores mais citados nos artigos foram: Pierre Lévy, Maria Nélida González de Gómez e Aldo Barreto. As  mais citadas foram: “As tecnologias da inteligência”, de Pierre Lévy, citada em 3 artigos; “A informação: dos estoques às redes”, de Maria Nélida González Gómez, “A arqueologia do saber”, de Michel Foucault, que receberam 2 citações de diferentes artigos.

Conclusões: A quantidade de disciplinas inter-relacionadas bem como as diferentes linhas de pensamento não surpreendem, tendo-se em vista que a Ciência da Informação é uma ciência pós-moderna. Além disso, percebeu-se a necessidade de estabelecer uma definição de recepção para a Ciência da Informação.


Palavras-chave


Recepção; Comunicação científica; Análise de citação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p20

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional