Diretrizes para uma metodologia de modelagem da informação na Câmara dos Deputados

Autores

  • Débora Andrade Cavalcanti Câmara dos Deputados
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p125

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento, Gestão da informação, Modelagem da informação

Resumo

Introdução: Estabelece diretrizes para a elaboração de uma metodologia para modelagem da informação na Câmara dos Deputados, com base na análise teórica dos elementos que compõem uma arquitetura da informação e dos princípios de organização da informação, organização do conhecimento e gestão da informação.

Objetivo: Possibilitar a integração, o compartilhamento e a organização da informação, contribuindo de forma efetiva para a implantação de um modelo de arquitetura da informação na Câmara dos Deputados.

Metodologia: Revisão de literatura e pesquisa documental.

Resultados: Apresenta as diretrizes para modelagem da informação, aplicadas às necessidades e práticas informacionais da Câmara dos Deputados.

Conclusões: A organização da informação está diretamente relacionada com a representação da informação, que consiste no objeto da modelagem da informação; que as diretrizes propostas neste trabalho representam um meio para a implantação de uma arquitetura da informação na Câmara dos Deputados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Andrade Cavalcanti, Câmara dos Deputados

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Especialista em Arquitetura e Organização da Informação pela Universidade de Minas Gerais. Servidora da Câmara dos Deputados.

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Cavalcanti, D. A., & Nassif, M. E. (2014). Diretrizes para uma metodologia de modelagem da informação na Câmara dos Deputados. Informação & Informação, 19(3), 125–149. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p125

Edição

Seção

Artigos