A relação entre informação, cultura organizacional e tomada de decisão em uma organização

Paulo Danelon Lopes, Valmira Perucchi

Resumo


Introdução: Compreende uma pesquisa documental sobre a relação entre informação, cultura organizacional e tomada de decisão em uma organização.

Objetivo: verificar qual a influência da informação, considerando-se a cultura organizacional, na tomada de decisão em uma organização.

Metodologia: A revisão de literatura procura contemplar autores especializados nas áreas de informação (Belkin; Borko; Capurro; Choo; Tarapanoff; dentre outros); cultura (Fleury et al.; Moraes e Fadel; Nassar e Schein); tomada de decisão (Angeloni; Hoppen; Leitão e Nassif; Lousada e Valentim e  Oliveira) e organização (Bernardes e Marcondes e Maximiano).

Resultados: pode existir uma grande interdependência entre informação, cultura e tomada de decisão em uma organização.

Conclusões: A informação pode facilitar a compreensão da cultura de uma organização, de como ocorrem os processos de mudança e quais alternativas podem ser levantadas para que ela possa lograr êxito em seu processo de tomada de decisão com o objetivo de assegurar a sua perpetuação ao longo do tempo.


Palavras-chave


Informação para organização, cultura no ambiente organizacional, tomada de decisão em organização, informação no processo decisório.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p229

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional