Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita

Autores

  • Regina Dioga Pelissaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p279

Palavras-chave:

Desenvolvimento de habilidades informacionais, Educação de usuários, Biblioteca escolar, Avaliação de habilidades informacionais

Resumo

Introdução: Para atingir a competência informacional é preciso aprender habilidades de busca e uso da informação, que devem começar a ser desenvolvidas desde cedo através das atividades de educação de usuários aplicadas nas bibliotecas escolares. Avaliar as ações de educação de usuários é válido para constatar se as crianças internalizam os conhecimentos que lhes são repassados.

Objetivo: Analisar a relação das habilidades desenvolvidas pelas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Israelita de Porto Alegre/RS, com as habilidades propostas pela autora Kuhlthau para a fase I, 1ª etapa, correspondente à idade dos quatro aos seis anos.

Metodologia: Os dados foram coletados por observação e grupo focal e foram analisados qualitativamente.

Resultados: Os resultados indicam que as crianças possuem a maioria das habilidades propostas pela autora e aquelas que não estão completamente desenvolvidas podem ser melhoradas através das atividades propostas neste estudo e, outras, no final do ano, quando completarem a alfabetização.

Conclusões: O estudo considera as avaliações essenciais, pois através delas se constata se os alunos adquiriram as habilidades praticadas nas ações de educação de usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Dioga Pelissaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Pelissaro, R. D., & Moura, A. M. M. de. (2015). Desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo das atividades de educação de usuários aplicadas na Biblioteca do Colégio Israelita. Informação & Informação, 20(1), 279–302. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p279

Edição

Seção

Artigos