A Representação da informação em contextos de comunicação científica: a elaboração de resumos e palavras-chave pelo pesquisador- autor

Autores

  • Mateus Uerlei Pereira da Costa Universidade Federal de Minas Gerais/Mestrando
  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p45

Palavras-chave:

Comunicação científica. Representação. Informação documentária. Hábito. Semiótica.

Resumo

Introdução: Este trabalho originou-se da relativa ausência de estudos sistemáticos sobre a representação da informação em situação de elaboração de artigos científicos realizada pelos próprios autores, através de palavras-chave e de resumos, no âmbito da Ciência da Informação. A partir de uma perspectiva semiótica, aborda aspectos teóricos e práticos desta representação, considerando o pesquisador-autor como um indexador especialista.

Objetivo: Tem como objetivo identificar as contribuições dos conceitos peirceanos de representação e de hábito para o entendimento da prática de representação do pesquisador-autor.

Metodologia: Para uma maior aproximação com a realidade dessa prática realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a pesquisadores da UFMG distribuídos nas áreas de Bioquímica e Imunologia, Física, Filosofia e Letras, estes últimos especificamente ligados ao Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos. As entrevistas foram estruturadas em cinco tópicos: percurso intelectual, ações do pesquisador referentes à produção científica, representação, comunicação científica e divulgação científica.

Resultados: Considerou-se, a partir de suas falas, que os pesquisadores-autores tem um conhecimento abrangente sobre a função representacional, assim como sobre os aspectos estruturais dos resumos e das palavras-chave. A prática de elaboração de palavras-chave pelos próprios autores dos artigos se configurou como uma indexação social diferenciada.

Conclusões: Concluiu-se que a geração de resumos, assim como a escolha das palavras-chave pelo pesquisador-autor, se apoiam em hábitos adquiridos no interior da prática científica e se resguardam em princípios pragmáticos. Isso garante, pelo menos inicialmente, um rigor terminológico para essas informações documentárias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mateus Uerlei Pereira da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais/Mestrando

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG - PPGCI/UFMG.

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Ciência da Informação

Pós-Doutora em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de I Homme

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Costa, M. U. P. da, & Moura, M. A. (2013). A Representação da informação em contextos de comunicação científica: a elaboração de resumos e palavras-chave pelo pesquisador- autor. Informação & Informação, 18(3), 45–67. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p45

Edição

Seção

Artigos