Oralidade e a Ética na Mediação da Literatura

Autores

  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Oswaldo Francisco Almeida Junior Aposentado UEL e membro do Programa de Pó-graduação em Ciência da Informação na UNESP/Marilia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p171

Palavras-chave:

Oralidade, Mediação da literatura, Ética profissional

Resumo

Introdução: O presente trabalho aborda as duas oralidades, a Ancestral e a Nova Oralidade. A primeira é aquela produzida presencialmente, por meio da voz viva e que está presente diariamente na vida em sociedade. A segunda, também presente na vida diária, diferencia-se da primeira por ser mediatizada, isto é, construída e disseminada por uma tecnologia. Trata-se de um trabalho teórico que tem como respaldo autores da área de Ciência da Informação, Artes e Letras.

Objetivo: Provocar reflexões nos profissionais da informação quanto a importância da utilização dessas oralidades no cotidiano de diferentes espaços, seja ele, informacional, cultural, educacional, empresarial ou de pesquisa.

Metodologia: Escolheu-se o método bibliográfico para essa investigação.

Conclusões: Conclui-se que há um movimento, embora tímido, em múltiplos espaços propondo narrativas orais para diversificadas faixa etárias. Há também a inclusão e disseminação de vozes nas redes de computadores, possibilitando um aglutinamento social e cultural.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Campus de Marília. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Oswaldo Francisco Almeida Junior, Aposentado UEL e membro do Programa de Pó-graduação em Ciência da Informação na UNESP/Marilia

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

Bortolin, S., & Almeida Junior, O. F. (2014). Oralidade e a Ética na Mediação da Literatura. Informação & Informação, 19(2), 171–190. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p171

Edição

Seção

Artigos