A Gestão do Conhecimento sob a perspectiva das sete dimensões: o caso do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria

Autores

  • Karoline Aparecida Scroch Sato Universidade Federal do Paraná
  • Helena Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Isabela Drago Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p142

Palavras-chave:

Compartilhamento de Conhecimentos, Criação de Conhecimento, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Introdução: Organizações que atuam em estudos prospectivos, são intensas na criação e compartilhamento do conhecimento e um dos principais desafios está em tornar coletivo o conhecimento individual.

Objetivo: Analisar por meio das sete dimensões do conhecimento propostas por Terra (2001, 2005) o alinhamento do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria, possibilitando um ambiente propício à criação e ao compartilhamento do conhecimento.

Metodologia: Pesquisa descritiva fundamentada em um estudo de caso.

Resultados: A alta administração atua como facilitadora; a cultura organizacional propicia o compartilhamento estimulando a socialização, experimentação e valorização das ideias; apesar da estrutura hierárquica, há incentivo à participação; há um processo de seleção voltado a especialidades e qualificações diversas, com constantes capacitações; a organização utiliza diversas tecnologias facilitando a troca de informações e conhecimentos; não existem métricas definidas para avaliação dos resultados e, finalmente, o aprendizado com o ambiente se dá por meio de parcerias, treinamentos e da própria diversidade cultural.

Conclusão: Conclui-se que a equipe do Projeto tem um ambiente propício à criação e compartilhamento de conhecimento o qual é fundamental na prospecção de oportunidades de inovação e na geração de respostas às demandas e necessidades socioindustriais para o futuro da indústria paranaense.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karoline Aparecida Scroch Sato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Helena Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Isabela Drago, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Sato, K. A. S., Silva, H. N., & Drago, I. (2013). A Gestão do Conhecimento sob a perspectiva das sete dimensões: o caso do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria. Informação & Informação, 18(1), 142–168. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p142

Edição

Seção

Artigos