Arquitetura da Informação em sites de pró-reitorias de graduação

um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná

Autores

  • Fabiano Ferrari Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p125

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, World Wide Web, Ciência da Informação, Organização da informação, Sites de pró-reitoria de graduação

Resumo

Introdução: Um novo cenário vem se desenhando nas últimas décadas em decorrência do crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial da rede mundial de computadores, conhecida como Internet, por meio de seu serviço mais popular, a WWW, ou simplesmente Web. Milhões de informações são geradas a cada minuto, contribuindo para a rápida disseminação e comunicação em nível global sem restrições ou limites. É sob a égide da organização que foi criada a disciplina Arquitetura da Informação, cujo principal objetivo é trazer ordem ao caos informacional em ambientes digitais, ou seja, aqueles que são publicados no ciberespaço codificados por uma linguagem de programação conhecida como HTML (Hypertext Markup Language) e apresentados em sites na Web. 
Objetivos: Investigar os elementos de Arquitetura da Informação na Web para o uso em sites de Pró-Reitorias de Graduação em Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, inseridas em um contexto público, além de apresentar um exemplo de organização para tais ambientes com base na identificação de suas características e no estudo da literatura científica do tema. 
Metodologia: Para a elaboração deste trabalho, realizou-se uma pesquisa documental prospectando, por meio de uma análise, o corpus composto de sites das Pró-Reitorias de Graduação das Universidades Públicas do Estado do Paraná. 
Resultados: Na proposta para sites de Pró-Reitorias de Graduação das IEES do Paraná, uma das maiores preocupações foi para que o ambiente de interação possuísse elementos corretamente organizados de maneira concisa, primando pela facilidade na busca pela informação. Foi construída uma proposta para a concepção de sites para as Pró-Reitorias que tratam sobre o tema graduação, bem como objetivou reforçar todo o aporte teórico, oferecendo base para que seja possível a implementação de sistemas que prezem principalmente pela qualidade de uso. 
Conclusões: Ainda há muitos desafios a serem vencidos pelos arquitetos da informação das Pró-Reitorias de Graduação. Certamente a inclusão de profissionais das disciplinas que mantêm correlação com a AI, como a CI, a Ciência da Computação e o Design Gráfico, trariam contribuições significativas para o aperfeiçoamento de seus sites.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiano Ferrari Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Informática, Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Gestão da Informação pela UEL.

 

 

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Docente Associada do Departartamento da Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina. Membro da Comissão Organizadora do Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Membro da Comissão Organizadora do Mestrado em Ciência da Informação. Bolsista Produtividade Cnpq- PQ2. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Conhecimento no Ciberespaço.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Ribeiro, F. F., & Monteiro, S. D. (2012). Arquitetura da Informação em sites de pró-reitorias de graduação: um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. Informação & Informação, 17(3), 125–164. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p125

Edição

Seção

Artigos