A Web 2.0 no Serviço de Referência

análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro

Autores

  • Edinete Nascimento Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andréa Vasconcelos Carvalho Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p102

Palavras-chave:

Web 2.0, Serviço de Referência, Recursos da Web 2.0, Universidades federais do nordeste brasileiro

Resumo

Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. 
Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. 
Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. 
Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. 
Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edinete Nascimento Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 



Andréa Vasconcelos Carvalho, Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Sistemas de Información y Documentación pela Universidad de Zaragoza (Espanha), Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Email: andreavascarvalho@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Pereira, E. N., & Carvalho, A. V. (2012). A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro. Informação & Informação, 17(3), 102–124. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p102

Edição

Seção

Artigos