Modelos de recuperação de informação e web semântica: a questão da relevância

Autores

  • Renata Eleuterio da Silva Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília
  • Edberto Ferneda Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p27

Palavras-chave:

Informação e Tecnologia, Modelos de Recuperação de Informação, Web Semântica, Relevância

Resumo

Introdução: A preocupação com a recuperação de informações em sistemas computacionais precede o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais. Modelos de recuperação de informações foram e são até hoje muito utilizados em bases de dados específicas de um domínio, cujo escopo é conhecido. No ambiente Web, existe a necessidade de maiores cuidados no que diz respeito ao tratamento descritivo e temático das informações.

Objetivos: Verificar como a questão da relevância é tratada nos principais modelos computacionais de recuperação de informação e, sobretudo, como o tema é abordado em relação ao futuro da Web, a chamada Web Semântica.

Procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica.

Resultados: Nos modelos clássicos estudados neste artigo, percebeu-se que a preocupação principal é a recuperação de documentos cuja descrição esteja mais próxima da expressão de busca utilizada pelo usuário, o que não necessariamente implica no que este realmente necessita. Na recuperação semântica há o uso de ontologias, recurso que estende a busca do usuário para uma gama maior de possíveis opções relevantes.

Considerações finais: A relevância, sendo algo subjetivo e inerente ao julgamento do usuário, dependerá da interação do mesmo com o sistema e, principalmente, ao que de fato ele espera recuperar em sua busca. Os sistemas que se baseiam em um modelo de relevância não são populares, por exigir maior interação e depender da disposição do usuário. A Web Semântica é, até então, a iniciativa mais eficiente no que tange a recuperação de informação no ambiente digital.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Eleuterio da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília

Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI/UNESP); Bacharel em Biblioteconomia (FFC/UNESP)

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília

Livre-docente em Catalogação (FFC/UNESP); Doutora em Semiótica e Linguística Aplicada (FFLCH/USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (FFC/UNESP); Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Novas Tecnologias em informação” (DCI/FFC/UNESP)

Edberto Ferneda, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/ UNESP - Marília

Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (FFC/UNESP).

Downloads

Publicado

2013-10-09

Como Citar

Silva, R. E. da, Santos, P. L. V. A. da C., & Ferneda, E. (2013). Modelos de recuperação de informação e web semântica: a questão da relevância. Informação & Informação, 18(3), 27–44. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p27

Edição

Seção

Artigos