Mediação da informação, Ciência da Informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação

Autores

  • Marielle Barros de Moraes Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo- PPGCI/ECA/USP.
  • Marco Antônio de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p175

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Profissional da Informação, Currículo, Tecnologia, Transdisciplinaridade

Resumo

Introdução: No campo da Ciência da Informação e da Educação, o conceito de mediação vem tomando cada vez mais espaço nas discussões entre os pesquisadores, principalmente, com o advento do que se convencionou denominar de Sociedade da Informação.

Objetivo: Analisar as relações entre Mediação da Informação, Ciência da Informação e Teorias de Currículo, tomando por base as teorias educacionais de Henry Giroux, com os paradigmas da Ciência da Informação de Rafael Capurro e as correntes teóricas da Ciência da Informação delineadas por Carlos Alberto Ávila Araújo. 

Metodologia: Análise comparativa entre as teorias educacionais, os paradigmas e as correntes teóricas da Ciência da Informação investigando a contribuição dessas teorias para se (re)pensar a formação de profissionais da informação/bibliotecários, investigando o papel da mediação da informação na construção de um currículo transdisciplinar para a Biblioteconomia. 

Resultados: Demonstram que as novas tecnologias estão redefinindo o papel da escola e os valores que a permeiam, tornando necessária a educação  tecnológica em vez de uma educação técnica, assediando que a formação de bibliotecários propicie a que estes atuem como mediadores do conhecimento, apropriando-se das tecnologias, sem serem apropriados por ela.

Conclusões: De um modo geral, a concepção de mediação como ação educativa que se estabeleceu hegemonicamente prioriza algumas modalidades de informação, de tipos de leitura e de práticas de intermediação cultural legitimadas pelo status quo, em detrimento de outras, que valorizariam o estabelecimento de vínculos mais orgânicos dos sujeitos com o conhecimento prático, racional e técnico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marielle Barros de Moraes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo- PPGCI/ECA/USP.

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI/ECA/USP). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/ECA/USP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação (PRACTIC). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marco Antônio de Almeida, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais (Área: Cultura e Política) pela UNICAMP-SP. Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP-USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI/ECA/USP). Líder do Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação (PRACTIC).

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

Moraes, M. B. de, & Almeida, M. A. de. (2013). Mediação da informação, Ciência da Informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação, 18(3), 175–198. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p175

Edição

Seção

Artigos