Biblioterapia com crianças com câncer

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri
  • Ariluci Goes Elliott Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri
  • Modesto Leite Rolim Neto Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p198

Palavras-chave:

Biblioterapia, Leitura – função terapêutica, Biblioterapia – câncer

Resumo

Introdução: Relato de experiência do projeto de extensão “Biblioterapia com crianças com câncer, a leitura como atividade lúdica”, realizado pelo Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Ceará – UFC / Campus Cariri. 
Objetivo: Humanizar o tratamento das crianças hospitalizadas, realizando a leitura de histórias com propósitos terapêuticos. 
Metodologia: Leitura em grupo e individual, a contação de histórias, dramatização e oficinas de desenho. 
Resultados: A biblioterapia conduz à pacificação das emoções, a desfocalização do problema de saúde enfrentado, reforçado pelas qualidades estéticas oferecidas pela literatura. A leitura apazigua as emoções resultantes da doença e conduzem a estados de espíritos suscetíveis ao tratamento. 
Conclusões: Os cursos de graduação em Biblioteconomia estão percebendo nesta área o incentivo a novos processos de aprendizagens e competências, através dos indicadores saúde-doença na complementaridade necessária para trazer a tona à humanização e a ética, em meio às circunstâncias vivenciadas no ambiente hospitalar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceara, UFC/Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB.

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceara, UFC/Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Modesto Leite Rolim Neto, Universidade Federal do Ceara/Campus Cariri

Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Pós-Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2005).

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Bernardino, M. C. R., Elliott, A. G., & Rolim Neto, M. L. (2012). Biblioterapia com crianças com câncer. Informação & Informação, 17(3), 198–210. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p198

Edição

Seção

Relatos de Experiência