Indexação social e pensamento dialógicoreflexões teóricas

reflexões teóricas

Autores

  • Roger De Miranda Guedes Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
  • Maria Aparecida Moura Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
  • Eduardo José Wense Dias PhD em Information Science pela University of California. Professor aposentado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p40

Palavras-chave:

Organização da informação, Indexação social, Folksonomia, World Wide Web, Estudos da linguagem, Dialogismo

Resumo

Introdução: A linguagemé o ponto de partida para o estabelecimento da interação verbal entre interlocutores, não apenas em uma situação formalizada pela escrita ou pelo cenário midiático, mas em todos os momentos em que se quer estabelecer uma ação comunicativa entre interlocutores a linguagem é a ponte que une pessoas e que permite a geração de conhecimento.
Objetivo: Apresenta reflexões teóricas acerca da indexação social, entendida como processo de representação da informação em espaços sociais semânticos da Webdotados de folksonomia.
Metodologia: Ensaio.
Resultados: Utilizando o modelo dialógico para fundamentar os processos representacionais recorrentes em ambientes Webdotados de folksonomia, observa-se que o gesto comunicativo aferido pelos sujeitos atuantes nos referidos ambientes, sustentado pela linguagem (de indexação), revela a situação de diálogo instaurada entre usuários. Os fenômenos informacionais presentes nos ambientes sociais semânticos dotados de folksonomias são orientados pela dinâmica enunciativa entre sujeitos portadores de discursos, portanto, pelas relações dialógicas que ali se estabelecem.
Conclusões: As práticas de indexação nos espaços sociais semânticos dotados de folksonomias revelam o poder da linguagem como meio de interação para alcançar significados de informação nos processos de organização documentária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Guedes, R. D. M., Moura, M. A., & Dias, E. J. W. (2011). Indexação social e pensamento dialógicoreflexões teóricas: reflexões teóricas. Informação & Informação, 16(3), 40–59. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p40

Edição

Seção

Artigos