Conceitos, categorias e organização do conhecimento

Autores

  • Nair Yumiko Kobashi Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
  • Marivalde Moacir Francelin Professor doutor Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p1

Palavras-chave:

Conceitos, Organização da informação, Organização do conhecimento, Teorias do conceito

Resumo

Na contemporaneidade, o estatuto do conhecimento é analisado sob diversas configurações epistemológicas devido à emergência crescente de novas combinações interdisciplinares. Nesse contexto, a circulação e a apropriação social da informação assumemformas que exigem distintas maneiras de organizar informação e conhecimento. Para enfrentar esses desafios,diversos paradigmas sobre as relações entre conhecimento, conceito, categoria e sua operacionalização em linguagens documentárias coexistem na área da Organização da Informação e do Conhecimento. Os princípios tradicionais e canônicos da organização de conceitos e as novas teorias do conceito, reveladoras desses paradigmas, são apresentados,aqui, como resultado de um estudo exploratório. Ressalta-se, nas conclusões, a necessidade de aprofundar e confrontar esses paradigmas para quenovas abordagens de organização da informaçãopossam ser propostas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nair Yumiko Kobashi, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Professora Livre-docente - Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Kobashi, N. Y., & Francelin, M. M. (2011). Conceitos, categorias e organização do conhecimento. Informação & Informação, 16(2), 1–24. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p1

Edição

Seção

Artigos