Política de governo eletrônico em Moçambique

um olhar na perspetiva de uma cultura de informação

Autores

  • Adelio Dias Programa de Pós-Graduação em Ciencia da Informação- Escola de Ciencia da Informação/ UFMG
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Escola de Ciência da Informação/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p60

Palavras-chave:

Cultura de informação, Governo eletrônico, Moçambique

Resumo

Introdução: Reflexão à possibilidade do uso da cultura de informação na política de governo eletrônico em Moçambique, considerando a situação sociocultural do país. 
Objetivo: Discutir a pertinência do conceito de cultura de informação na formulação e implementação da política de governo eletrônico em Moçambique, enquanto subdomínio da política de informação. 
Metodologia: Revisão de literatura. 
Resultados: No panorama moçambicano não há explicitação da informação governamental que norteia os seus programas e ações, particularmente o projeto de governo eletrônico, e existe certa fragilidade de recursos e estruturas de informação, reiterada pela ausência da inclusão, nas políticas públicas de informação, dos aspectos inerentes às realidades socioculturais de Moçambique. 
Conclusões: A cultura de informação constitui um dos fatores preponderantes para o sucesso da implementação da política de governo eletrônico, bem como a facilitação da apreensão por parte dos cidadãos, devendo, nesse sentido, direcionar a construção de políticas de informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adelio Dias, Programa de Pós-Graduação em Ciencia da Informação- Escola de Ciencia da Informação/ UFMG

Técnico Superior do Centro Cultural Português do Instituto Camões em Moçambique- Maputo. Doutor em CI pelo PPGCI/UFMG. Ex-Bolsista Capes- PEC-PG. Email: dedias671@yahoo.com.br

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Escola de Ciência da Informação/UFMG

Professora e Pesquisadora da Escola de Ciência da Informação/UFMG. Pós-doutorado no Laboratoire d´études et de recherrches appliquées em sciences sociales (LERASS) da Université Paul Sabatier- Toulouse 3-IUT- França.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Como Citar

Dias, A., & Pinheiro, M. M. K. (2012). Política de governo eletrônico em Moçambique: um olhar na perspetiva de uma cultura de informação. Informação & Informação, 17(1), 60–77. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p60

Edição

Seção

Artigos