Consórcio Antiferrugem: identificando perfis de usuários e padrões de uso

Autores

  • Lilian Cervo Cabrera
  • Ada Cristina Machado da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p261

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação. Google Analytics. Avaliação de acesso. Estatísticas de uso.

Resumo

Introdução: O Consórcio Antiferrugem é um projeto coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Soja, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Uma das ações do Consórcio prevê o monitoramento da dispersão do fungo causador da ferrugem asiática da soja, através de um site na Internet.

Objetivo: Identificar algum tipo de perfil do usuário e certo padrão de uso do site.

Metodologia: Estudo quantitativo, introdutório e exploratório, que se permite propor e avaliar algumas métricas estatísticas para páginas de Internet. A análise considera as métricas geradas pelo software Google Analytics para o site do Consórcio Antiferrugem para quatro anos agrícolas da cultura da soja.

Resultados: As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais acessam o site, em períodos de safra, com acesso direto a ele e com pouco tempo gasto “folheando-o”.

Conclusões: É possível gerar diretrizes no que se refere à melhoria na forma e no conteúdo do site, além de permitir o desenvolvimento e aprofundamento de estudos sobre conteúdos específicos do meio rural, em especial, os de caráter quali-quantitativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Cervo Cabrera

Graduada em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural na mesma instituição.

Ada Cristina Machado da Silveira

Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria; Magister e Doutora em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona; Mestre em Extensão Rural pela UFSM e pós-doutora pela Université Paris III – Sorbonne. Professora do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural e Comunicação.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Cervo Cabrera, L., & Machado da Silveira, A. C. (2013). Consórcio Antiferrugem: identificando perfis de usuários e padrões de uso. Informação & Informação, 18(3), 261–274. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p261

Edição

Seção

Artigos