Profissional de informação em saúde: perfis, atuações e outras discussões

Dayanne da Silva Prudencio, Janaina Costa Rodrigues

Resumo


Introdução: Aborda as diferentes ocupações profissionais desempenhadas por bibliotecários na área de Ciências da Saúde. Objetivo: Averiguar como a literatura nacional define as categorias ocupacionais bibliotecário médico, bibliotecário clínico, informacionista e informacionista de pesquisa, bem como suas respectivas atribuições. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa construída por meio de uma quasi-systematic review, de caráter bibliográfico (quanto aos meios) e exploratória-descritiva (quanto ao fim), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa. Resultados: Apresentou-se as práticas profissionais dos bibliotecários atuantes na área da saúde e suas competências. Considera que boa parte das competências necessárias são desenvolvidas em formação continuada e nas práticas de trabalho. Verificou-se que as bibliotecas universitárias inseridas em escolas e faculdades da área de saúde continuam sendo os maiores empregadores destes profissionais. Conclusões: Aponta a necessidade de ajustes na formação do bibliotecário para fins de atuação neste campo e que se amplie a produção científica acerca dessa atuação.


Palavras-chave


Biblioteconomia na área da saúde. Bibliotecários de Ciências da Saúde. Bibliotecário médico. Bibliotecário clínico. Informacionista de pesquisa. Informacionista.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.