O arquivista do século XXI: relato da proposta de reformulação dos cursos de Arquivologia da UFBA

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Derek Warwick da Silva Tavares, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Maíra Salles de Souza, Gillian Leandro de Queiroga Lima, Natanael Vitor Sobral, Wiliam de Araujo Lopes

Resumo


Introdução: Versa sobre a proposta de reformulação de currículo promovida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Arquivologia. Objetivo:  Discorrer sobre os resultados das discussões para a reformulação curricular dos cursos de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, estudo descritivo de natureza qualitativa. Resultados: São relatadas as ações dos trabalhos a partir da identificação do perfil de egresso alinhado às demandas do mercado de trabalho voltadas para as questões norteadoras da gestão dos documentos no século XXI; listadas as competências e habilidades do Arquivista; proposto quatro eixos temáticos. Conclusões: São apresentadas as ementas dos eixos norteadores para a construção da proposta da matriz curricular dos Cursos, bem como, competências e habilidades dos arquivistas egressos da UFBA.


Palavras-chave


Núcleo Docente Estruturante. Matriz curricular. Fundamentos Gerais da Arquivologia. Mercado de Trabalho e Fomento Científico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.