A implantação do software Koha na Biblioteca Graciliano Ramos da Escola Nacional de Administração Pública

Ingrid Torres Schiessl, Ítalo Barbosa Brasileiro, Milton Shintaku

Resumo


Introdução: Bibliotecas implementam Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas (SIGB) para apoiá-las nas atividades cotidianas, com ferramentas proprietárias ou em software livre. Entretanto, em muitos casos, mudar de uma solução para outra pode ser problemático pelas diferenças entre as tecnologias e padrões. Objetivo: O relato tem por objetivo apresentar a experiência de migração de dois SIGB distintos (PHL e Pergamum) para o Koha. Metodologia: Foram realizados os processos de migração de dados entre softwares distintos, isto é, conversão e tratamento de informações, por meio das ferramentas, como software MARC Edit e programas em Java. Resultados: Foram migrados não apenas os registros bibliográficos e de autoridades, mas também os registros de usuários e histórico de circulação de itens. Conclusões: contribuir com informações sobre migração, de forma a apoiar bibliotecas que desejem migrar de uma SIGB para outro.

Palavras-chave


Sistemas integrados de automação de bibliotecas. Conversão de dados. Programas livres. Sistemas de Recuperação da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p218

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.