O arquivista como mediador da informação e sua intervenção para a tomada de decisão: um estudo de caso no escritório de contabilidade CONPOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p1

Palavras-chave:

Mediação da informação, Arquivo contábil, Arquivista - Tomada de decisões

Resumo

Introdução: A mediação da informação realizada pelo arquivista no escritório de contabilidade, auxiliando os contadores para as tomadas de decisões é o tema deste trabalho. 
Objetivo: Analisar quais os fatores que contribuem para que o arquivista de um escritório de contabilidade medeie à informação e auxilie o contador nas tomadas de decisões.
Metodologia: Foi adotada a técnica de observação direta sistemática para mapear e descrever as atividades desenvolvidas pelo arquivista no escritório contábil, bem como identificar elementos de ambiência que favorecem o processo de mediação da informação, para isso, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo de caso realizado no escritório de contabilidade Conpor. Aplicou-se também um questionário junto aos contadores do escritório, no intuito de verificar a existência do processo de intervenção do arquivista na tomada de decisão do contador.
Resultados: Entre as ações de maior visibilidade que identificam o arquivista como mediador da informação em um ambiente contábil está às atividades técnicas, bem como à ambiência e à comunicação estabelecida entre o arquivista e os contadores.
Conclusão: É preciso que o arquivista busque ser percebido na instituição contábil como um profissional que agrega valor às tomadas de decisões por meio da mediação direta e indireta da informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victor de Souza Ramos, Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Mestrando em Ciência da Informação e arquivista pela Universidade Federal da Bahia. 

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.  

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Mestranda em Ciência da Informação e bibliotecária pela Universidade Federal da Bahia.  

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação, Sociedade e Biblioteca Pública. In: ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. INFOhome [Internet]. Marília: OFAJ, set. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3wGtkiB. Aceso em: 1 out. 2019.

BRASIL. Lei n° 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, D.F, p. 10296, 5 jul. 1978. Disponível em: https://bit.ly/2TUYaXf. Acesso em: 2 nov. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Henriette Ferreira; SANTOS, Raquel do Rosário. Bibliotecas universitárias e a mediação da informação no ambiente virtual: informações, atividades e recursos de comunicação disponíveis em sites. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2009. Disponível em: https://bit.ly/36psbkr. Acesso em: 28 nov. 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, maio/ago. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3hQCdR4. Acesso em: 22 nov. 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, p. 91-107, 2016.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017.

LOPEZ, André Porto Ancona. O "Ser" e o "Estar" arquivista no Brasil de hoje: regulamentação e trabalho profissional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 219-232, jan./jun. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3hxzaOV. Acesso em 20 nov. 2019.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SILVA, Lydianne Araújo Costa da. Reflexões sobre a disseminação de informações contábeis no ambiente digital. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3r0Rraa. Acesso em: 28 nov. 2019.

VIEIRA, Diego Hermys de Souza. A Gestão da Qualidade em um Escritório de Contabilidade no Município de Fortaleza. 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Faculdade Cearense, Fortaleza, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2T3fhFZ. Acesso em: 28 nov. 2019.

YAMANOTO, Marina Mitiyo; SALOTTI, Bruno Meirelles. Informação contábil: estudos sobre a sua divulgação no mercado de capitais. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Ramos, V. de S., Santos, R. do R., & Jesus, I. P. de. (2020). O arquivista como mediador da informação e sua intervenção para a tomada de decisão: um estudo de caso no escritório de contabilidade CONPOR. Informação@Profissões, 9(2), 1–19. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p1

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)