Design thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da Biblioteca Universitária da UFCA: relato de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p20

Palavras-chave:

Design Thinking, Biblioteca Universitária, Sinalização, Ferramentas

Resumo

Introdução: Diante das mudanças ocorridas nos últimos anos no ambiente das bibliotecas universitárias a gestão deste espaço se depara com um novo tipo de usuário já acostumado com a tecnologia da informação que criou novos anseios. A sinalização deve então ser pensada para esse tipo de usuário bem como ampliar também para a questão da acessibilidade assim, é importante rever os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca dentro deste enfoque.
Objetivo: Apresentar um relato de pesquisa sobre a concepção de soluções de sinalização utilizando ferramentas do Design Thinking com o engajamento de usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Metodologia:
De natureza qualitativa o estudo compreendeu a utilização de um grupo focal onde foram entrevistados dez usuários da Biblioteca Universitária da UFCA. De natureza prática e com objetivos exploratórios, sua abordagem foi no formato de pesquisa-ação, visando promover a cooperação dos usuários da biblioteca do Campus de Juazeiro do Norte na concepção de soluções de sinalização do ambiente.
Resultados: Percebeu-se um engajamento colaborativo entre os participantes, envolvendo-os de maneira protagonista e entusiasmada para os desafios de identificar os problemas e propor soluções para a biblioteca. A utilização das etapas e das ferramentas do Design Thinking, ainda que registradas de maneira linear, procurou se adequar ao processo de maneira satisfatória segundo o relato do próprio grupo focal.
Conclusões: A colaboração entre as disciplinas de Design e a Ciência da Informação representa uma oportunidade para aproximar a prática do Design Thinking com intuito de otimizar sistemas de sinalização de bibliotecas, embora tenha se demonstrado que os métodos abordados são capazes de alcançar soluções ainda mais amplas. Sobretudo, o principal destaque a se considerar é a inserção dos usuários como parte fundamental no planejamento e estratégias do campo da ciência da informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isaac Brito Roque, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Docente do Curso de Design da Universidade Federal do Cariri. Mestre em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

BERNAL-RAMÍREZ, Diana Marcela; ZANINELLI, Thais Batista. O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n. 49, p. 59-74, maio, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p59/34048. Acesso em: 06 ago. 2019.

BROWN, Tim. Design thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 85- 92, jun. 2008.

BURGUILLOS, Ferran. Design Thinking for Libraries: piensa el futuro de la biblioteca como lo haría un diseñador. Anuário ThinkEPI, v. 10, p. 109-112, 2016. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/ThinkEPI/article/view/think epi.2016.19/30530. Acesso em: 05 jul. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

IDEO. Design Thinking For Library. (Fundação Bill&Melinda Gates) Acesso em 2017. Disponível em: http://designthinkingforlibrary.com. Acesso em: 10 abr. 2018.

JOHN, Gemma. Designing libraries in 21st century: lessons for the UK. London: British Council, 2016.

JULIANI, Jordan; CAVAGLIERI, Marcelo; MACHADO, Raquel. Design Thinking como ferramenta para a geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC. InCID: R. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 66-83, set., 2015.

MACEDO, Paula A.; SANTOS, Ana M. S. Design Thinking para bibliotecas. In: PRADO, Jorge. (org.) Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016.

MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design Thinking & Thinking design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.

PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Roque, I. B., & Vieira, D. V. (2019). Design thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da Biblioteca Universitária da UFCA: relato de pesquisa. Informação@Profissões, 8(2), 20–41. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p20

Edição

Seção

Artigos