Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso

Autores

  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) http://orcid.org/0000-0001-5099-112X
  • Elane Couto Uliana Prefeitura Municipal de Vitória (ES)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p138

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Trabalho educativo do bibliotecário, Colaboração

Resumo

Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário.
Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária.
Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES.  Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola.
Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca.
Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).

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Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Elane Couto Uliana, Prefeitura Municipal de Vitória (ES)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória (ES). 

Referências

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Publicado

2018-10-14

Como Citar

Pereira, G., & Uliana, E. C. (2018). Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso. Informação@Profissões, 7(2), 138–152. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p138

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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