Ações para a formação da competência em informação: relato de experiência

Waneska Cardoso dos Santos, Adriana Rosecler Alcará

Resumo


Introdução: A competência em informação se constitui em habilidades e atitudes para lidar de forma adequada e reflexiva com a informação e pode ser desenvolvida e aprimorada no decorrer das atividades propostas pelas bibliotecas. Acredita-se que a integração entre estudantes, equipe pedagógica, docentes e equipe da biblioteca se configura em importante ação para a formação dessas habilidades.
Objetivo: Relatar ações que podem contribuir para o desenvolvimento da competência em informação no âmbito de uma biblioteca especializada.
Procedimentos metodológicos: As ações realizadas tiveram como locus a biblioteca especializada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) de Londrina e como público-alvo os estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional, professores e equipe pedagógica.
Resultados: Entre os principais resultados destaca-se que as ações realizadas possibilitaram a otimização no uso dos recursos informacionais da biblioteca. Assim como evidenciaram a importância da integração entre os diversos sujeitos que compõe o contexto escolar.
Conclusão: As ações promoveram mais sinergia e a sensação de pertencimento em relação ao ambiente da biblioteca, oportunizando o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação.

Palavras-chave


Competência em Informação; Habilidades Informacionais; Biblioteca Especializada

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p153

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ISSN: 2317-4390 (versão online)

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