Vlogs literários: O incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p77

Palavras-chave:

Vlogs literário, YouTube, Biblioteca escolar, Leitura, Booktubers/vlogueiro

Resumo

Introdução: O crescente uso das redes sociais pela sociedade e em especial por estudantes de todos os níveis escolares e um indicador que merece a atenção da biblioteconomia.
Objetivo: Caracterizar vlogueiros literários no ambiente YouTube analisando o conteúdo de vlogs literários e os comentários pertinentes ao universo literário nos vídeos hospedados na plataforma.
Metodologia: Análise da netnografia e do conteúdo dos vlogs, a partir de como vlogs literários podem ser utilizados por bibliotecários para o desenvolvimento do habito de leitura. 
Resultados: Verificou-se que há uma potencialidade no uso dos vlogs literários como instrumento de fomento á leitura na biblioteca escolar.
Conclusão: Os vlogueiros literários ou booktubers exercem uma influência sobre os internautas que visualizam o vídeo.

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Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Rachel Cristina Mello Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Gilcelene Pereira do Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Pereira, G., Guimarães, R. C. M., & Santo, G. P. do. (2017). Vlogs literários: O incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube. Informação@Profissões, 6(2), 77–93. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p77

Edição

Seção

Comunicações