Mediação e apropriação da informação pública fiscal: educação para a cidadania

Autores

  • Carmem Lúcia Batista Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p181

Palavras-chave:

Mediação, Apropriação.Informação Pública, Educação Fiscal, Cidadania

Resumo

Introdução: A informação pública, apesar de estar diretamente relacionada a diversas etapas da vida dos cidadãos, esbarra na problemática do acesso intelectual, isto é, na dificuldade de sua apropriação simbólica. Essa situação aponta para a necessidade de mediação entre a sociedade e a produção informacional do Estado.
Objetivo: Refletir sobre os processos de mediação e de apropriação social da informação pública fiscal por meio da recepção de um programa de educação fiscal no estado de São Paulo.
Metodologia: Além de pesquisa bibliográfica, foi utilizada a pesquisa participativa, que se efetivou por meio de tutoria de um curso a distância, reuniões e encontros com os atores da pesquisa.
Resultados: No que se refereaos processos dinâmicos de mediação e de apropriação da informação pública fiscal, a falta de credibilidade do produtor da informação, o Estado, prejudicou o processo de mediação e, consequentemente, o de apropriação das educadoras.
Conclusões: A mediação é insuficiente à apropriação, mas também é indispensável nesse processo. O curso de educação fiscal como dispositivo mediador não consegue articular lógicas e interesses contraditórios entre Estado e sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Batista, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes (USP) 

Referências

BAILLETTE, P.; KIMBLE, C.The concept of appropriation as a heuristic for conceptualizing the relationship between technology, people and organisations. In: UKAIS CONFERENCE, 13., 2008, Bournemouth. Proceedings...Bournemouth, 2008. Disponível em: http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0804/0804.2847.pdf. Acesso em: 10 jul. 2015.

BATISTA, C. L. Informação pública: entre o acesso e a apropriação social. 2010. 202f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BATISTA, C. L. Informação pública: uma questão de acesso, de direito e de apropriação social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., Brasília, DF, 2011. Anais Eletrônicos... Brasília, DF, 2011.

BRAESCU, V. S. Enseigner ou “êtreenseignant. Quel rôle pour la médiation dans la transposition didactique? In: BRAESCU, V. S. Théorie et pratique en français. Paris:Editions de la Fondation “EcoulSufletutlui”, RamnicuValcea, 2007. p. 45-49.

BRASIL. Escola de Administração Fazendária. Educação Fiscal no contexto social. 3. ed. Brasília, DF: Esaf, 2008.(Série Educação Fiscal, Caderno 1).

CAUNE, J. Culture et Communication: convergences théoriques et lieux de médiation.Grenoble: PressesUniversitaires de Grenoble, 1995. (Coll. La communication em plus).

CHARTIER, R. “Cultura popular”: revisando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995.

CUVELIER, L.; CAROLY, S. Appropriation d’unestratégie opératoire: unenjeuducollectif de travail. Activités, v. 6, n. 2, p. 57-74, oct. 2009.

DAVALLON, J. La médiation: la communication en procès?. Médiations&Médiateurs, n. 19, 2003.

DE VAUJANY, F. X. De lapertinence d’une réflexion sur le management de l’appropriation des objets et outils de gestion. In: DAVALLON, J. De la conception à l'usage: vers un management de l'appropriation des outils de gestion. Paris: Editions Management e Société, 2005.

DESCHRYVER, N.; LAMEUL, G.; PERAYA, D. Quel cadre de reférence pour l’évaluation de dispositifs de formation hybrides? COLLOQUE DE L’ADMEEEUROPE: EVALUATION ET ENSEIGMENT SUPERIEUr, 23., Paris, 2011. Actes..., 2011. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:21668. Acessoem 19 abr. 2015.

DUFRÊNE, B.; GELLEREAU, M. La médiation cuturelle: enjeux professionnels et politiques. Hermès: Cognition, Communication, Politique, n. 38, p. 199-206, 2004.

GLÉONNEC, M. Communication et changement organisationnel: le concept de chaîne d’appropriation. In: COLLOQUE BILATÉRAL FRANCO-ROUMAIN, 10.,Bucarest, 2003. Actes..., Bucarest, 2003. Disponível em: http://hal.inria.fr/docs/00/06/23/66/PDF/sic_00000575.pdf. Acesso em: 09 jul. 2015.

GOVERNADOR preside o Primeiro Sorteio do “Talão da Fortuna”. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo,20 nov. 1964. PoderExecutivo, p. 1.

JEANNERET, Y. La relation entre médiation e usage dans les recherché en information-communication en France. RECIIS, Rio de Janeiro, v.3, n.3, p. 81- 89, set. 2009.

JEANNERET, Y. La société de l’information: glossaire critique. Paris: La Documentation Française, 2005.

KRIEG-PLANQUE, A. La notion de formule enanalyse de discours. Besançon: Presses universitaires de Franche-Comté, 2009.

LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico da Filosofía. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LAMIZET, B. La mediation culturelle. Paris: L’Harmattan, 1999.

LEMOS, A. Apropriação, desvio e despesa na cibercultura. Famecos, Porto Alegre, n. 15, ago. 2001.

LEONTIEV, A. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LOBET-MARIS, C. La confiancemise à l’èpreuve de la “modern itéradicale”. In: LOBET-MARIS, C.; LUCAS, R.; SIX, B. (Dir.). Variations sur la confiance: concepts et enjeux aus ein des théories de la gouvernance. Bruxelles: Peter Lang, 2009. p.11-14.

MALLET, C. Innovation et mesure de l’appropriation des outils de gestion: proposition d’une démarche de construction d’un tableau de bord. In: COLLOQUE “EN ROUTE VERS LISBONNE”, 2006. Disponível em: http://webserver.tudor.lu/cms/lu2020/publishing.nsf/0/B08C6B6257B00520C125720D004C38E1/$file/Mallet.pdf. Acesso em: 09 jul. 2015.

MARX, K. Economic and Philosophic manuscripts of 1844. Moscow: Progress Publishers, 1977.

MARX, K.; ENGELS, F.A ideologia alemã: feuerbach. 2. ed. São Paulo: Liv. Ed. Ciências Humanas, 1979.

MASSARD, N. Le processus d’appropriation d’um progiciel de gestionintégré par l’utilisateur final: vers une compréhension des facteurs d’influence Menantaux bonnes pratiques attendues. Aix-Marseille 2: Université de La Méditerranée, 2007.

MASSARD, N. Revisiter la notion d’appropriation: pour une application au cas des ERP. In: COLLOQUE AIM, 14., 2009, Marrakesh. Actes..., 2009. Disponível em: http://www.reimsms.fr/events/aim2009/pdf/Papier%20116.pdf. Acesso em: 09 jul. 2015.

PAQUELIN, D. Le tutorat: accompagnement de l’actualisation du dispositif. Distances et Savoirs, v. 3, n. 2, p. 157-182, 2004.

PAQUELIN, D. Miseen usage de dispositif de formation: processus, fonction set acteurs de la communication tutorale. Lesenjeux de l’informationet de la Communication, 2009. Disponível em: http://w3.ugrenoble3.fr/les_enjeux/2008-supplement/Paquelin/home.html. Acesso em: 07 out. 2015.

PAQUIENSÉGUY, F. Commentré fléchir à la formation des usages liés aux technologies de l’information et de la communicatio nnumériques?.Lesenjeux de l’information et de la Communication, 2007. Disponível em: http://www.cairn.info/revue-les-enjeux-de-l-information-et-de-lacommunication-2007-1-page-63.htm>. Acesso em: 07 out. 2015.

PERAYA, D. Un régard critique sur les concepts de médiatisation et médiation: nouvelles pratiques, nouvelle modélisation. Les enjeux de l’information et de la Communication, 2009. Disponível em: http://w3.ugrenoble3.fr/les_enjeux/2008-supplement/Peraya/. Acesso em: 07 out. 2015.

PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Saberes e fazeres na contemporaneidade. In: LARA, M.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Orgs.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.

PROULX, S. Trajectoires d’usages des technologies de communication: les formes d’appropriation d’une culture numérique comme enjeu d’une société du savoir. In: Annales des Télécommunications, Paris, t. 57, n. 3-4, p. 180-189, 2002.

RASSE, P. Médiation entre ideal théoriqueet application pratique. Recherche en Communication, n. 13, p. 38-61, 2000.

RICOEUR, P. Du texte à l’action. Paris: Éditions du Seuil, 1986. (Essais d’herméneutique, v. 2).

SALES, M. A. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. 2004. 262 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.

SERFATY-GARZON, P. Dictionnaire critique de l’habitation et dulogement. Paris: Armand Colin, 2003, p. 27-30.

SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos Cedes, v. 20, n. 50, p. 26-40, abr. 2000.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

YAHYAOUI, Y. Innovation et processus d’appropriation sociale de la technologie. In: COLLOQUE INTERNACIONAL “POLITIQUES PUBLIQUES ET INNOVATION SOCIALE DANS LES PAYS DU MAGHREB”. 2006, Rabat. Actes..., 2006, Rabat. Disponível em: http://www.elyahyaoui.org/harakat_rema_23_24_07.doc. Acesso em: 09 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Batista, C. L. (2017). Mediação e apropriação da informação pública fiscal: educação para a cidadania. Informação@Profissões, 5(2), 181–205. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p181