Política de preservação de acervo do sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina: uma proposta

Autores

  • Ivone Guerreiro Di Chiara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Aparecida Lopes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Aparecida dos Santos Letrari Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Elisabete Catarino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p28

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Política de preservação, Acervos, Preservação digital

Resumo

Introdução: Proposta de uma política de preservação do acervo para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), incluindo os suportes impressos e digitais. .A política consiste em um documento que contém as orientações e diretrizes que deverão ser adotadas pelo staff do Sistema de Bibliotecas visando a preservação do acervo.
Objetivos: Estabelecer diretrizes e responsabilidades para as ações de preservação do acervo; servir como instrumento de orientação para definição do material a ser preservado, recuperado e/ou encaminhado para descarte; documentar as orientações e ações de preservação do acervo.
Metodologia: A política foi elaborada considerando-se os problemas relacionados à preservação do acervo identificados junto as diferentes divisões da Biblioteca Central por meio de um formulário respondido pelos gestores de cada divisão. Com base nos problemas identificados, elaborou-se a política de preservação do acervo.
Resultados: A política inclui os seguintes elementos: as medidas preventivas necessárias no processo de aquisição por compra, permuta e doação bem como no desbastamento para se evitar a incorporação ou manutenção de itens ao acervo em condições físicas inadequadas ou contaminados. As ações preventivas propostas para o meio ambiente interno incluem a iluminação, temperatura e umidade do ar, poeira e poluição. Quanto aos cuidados em relação ao edifício, cuja função é abrigar e proteger o acervo contra o ambiente externo, são sugeridas revisões periódicas na parte hidráulica, elétrica, calhas entre outros itens. Em relação ao acervo, propõe-se vistorias periódicas, instalação do sistema antifurto e vandalismo, recomendações com relação à armazenagem e promoção de campanhas educativas para funcionários e usuários no que se refere à conscientização do manuseio correto do acervo. Quanto à preservação digital, a Universidade Estadual de Londrina ainda não tem uma política aprovada e publicada, desse modo é necessária a adoção de ações mínimas para garantir a preservação dos objetos digitais produzidos pela Biblioteca Digital. Dentre essas ações incluem-se estratégias, com destaque para a participação da rede Cariniana, coordenada pelo IBICT.
Conclusão: Todos os suportes de informação com o passar do tempo se deterioram. Desse modo, as unidades de informação devem contar com um documento contendo uma política de preservação do acervo que inclua orientações com relação à decisão de quais materiais serão preservados, por quanto tempo e de que forma.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivone Guerreiro Di Chiara, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Administração de Bibliotecas pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Maria Aparecida Lopes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Unesp/Marília. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Aparecida dos Santos Letrari, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bibliotecária. Diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL.

Maria Elisabete Catarino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação, pelo Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal.

Referências

BECK, Ingrid. O ensino da preservação documental nos cursos de arquivologia e biblioteconomia: perspectivas para formar um novo profissional. 109 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventivas em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.

DI CHIARA; Ivone Guerreiro et al. A contribuição da gestão de coleções de bibliotecas universitárias para a formação do aluno de Biblioteconomia. Londrina, 2012. (Programa de Formação Complementar em Andamento).

FRANKLIN, Benjamin (Org.). Relatório final da comissão de preservação digital. Londrina: Núcleo de Preservação Digital da UEL, 2014.

MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

SARMENTO, Adriana Godoi da Silveira. Preservar para não restaurar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 2003, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 2003.

THOMAZ, Katia de Pádua ; SOARES, Antonio José. A preservação digital e o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS). DataGramaZero, Brasília, v. 5, n.1, fev. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3y4mCUS. Acesso em: 24 nov. 2012.

UNICAMP. Procuradoria Geral. Resolução GR-017/2011. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Sistema de Bibliotecas da UEL. Disponível em: http://www.uel.br/bc/portal/. Acesso em: 11 nov. 2016.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Odontologia. Serviço de Documentação Odontológica. Políticas de SDO: desenvolvimento, preservação, conservação e proteção do acervo. São Paulo, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3BKuNYF. Acesso em: 18 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Di Chiara, I. G., Lopes, M. A., Letrari, M. A. dos S., & Catarino, M. E. (2017). Política de preservação de acervo do sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina: uma proposta. Informação@Profissões, 6(1), 28–43. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p28

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)