A encontrabilidade da informação em web sites de museus

Autores

  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-4216-0374

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p79

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Museologia, Ambientes Digitais, Encontrabilidade da Informação

Resumo

Introdução: A Ciência da Informação tem como objeto de pesquisa a informação em diferentes estágios e formas, dentre os quais destacam-se a organização, o armazenamento, a representação e a disseminação, com a finalidade de permitir o acesso e uso. As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma maior visibilidade aos ambientes informacionais digitais, tais como: Bibliotecas, Arquivos e Museus.
Objetivo: Analisar o Web site oficial do American Museum of Natural History considerando os princípios da Museologia Contemporânea e as recomendações de Encontrabilidade da Informação.
Metodologia: De natureza qualitativa, exploratória e analítica com o embasamento teórico da Ciência da Informação, Museologia Contemporânea e Encontrabilidade da Informação. A escolha do Web site do American Museum of Natural History se justifica por se tratar de um museu de referência mundial em História Natural. Procurou-se identificar as formas de apresentação das informações com relação aos princípios da Museologia Contemporânea apresentados por Lubinski (2001) e as recomendações de Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014). 
Resultado: O Web site do American Museum of Natural History está estruturado segundo as características de um museu contemporâneo e contempla as recomendações da Encontrabilidade da Informação.
Conclusão: As recomendações de Encontrabilidade de Informação podem ser aplicadas em Web sites de museus e o American Museum of Natural History em sua versão para Web encontra-se adequadamente estruturado, de modo a promover a utilização de seus produtos e serviços, a incentivar a visita ao museu, a propiciar à construção de conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação UNESP - Marília

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutora em Educação e Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Marília

Referências

BARRETO, A. A.. Olhar sobre os 20 anos da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Ciência da Informação (ANCIB). In: Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.1, p.3-28, jan./dez. 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/13 Acesso em 20 de maio de 2016.

BRASIL. Estatuto dos museus. Presidência da República, Casa Civil, Lei Nº 11.904, de 14 de Janeiro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm. Acesso em 20 de maio de 2016.

CAMARGO, L.S de A.; VIDOTTI, S.A.B.G. Arquitetura da Informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

DELOCHE, B. El museo virtual. Espanha: Trea, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

GARRETT, J.J. The elements of user experiense. New York: New Riders.2003.

HASSENZAHL, M.; TRAKTINSKY, N. User experience: a research agenda. Behaviour & Information Technology, London, 25, n. 2, p. 91-97, 2006. http://dx.doi.org/10.1080/01449290500330331

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS. Statutes of the International Council of Museums. 2016. Disponível em: http://icom.museum/the-organisation/icomstatutes/3-definition-of-terms/#sommairecontent. Acesso em 20 de maio de 2016.

MORVILLE, P. User experience design. 2004. Disponível em Semantics Studios: Disponível em: http://semanticstudios.com/publications/semantics/000029.phpAcesso em: 20 non. 2016.

NORMAN, D. A. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. (A. Deiró, Trad.) Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ROSENFELD, L; MORVILLE, P; ARANGO, J. Information Architecture: for the web and beyond. Canadá: O’Reilly Media, 2015.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6837453/Tefko-Saracevic-Ciencia-da-informacao-origemevolucao-e-relacoes. Acesso em: 28 de maio 2016.

VECHIATO, F.L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126218. Acesso em: 28 de maio 2016.

VIDOTTI, S. A. B. G.; CUSIN, C. A.; CORRADI, J. A. M. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

WAGENSBERG, J. Princípios fundamentales de la museología científica moderna. B.MM, n.55, p.22-24 abril- jun. 2001. Disponível em: https://ocw.ehu.eus/pluginfile.php/6705/mod_resource/content/1/Wagensberg_2001.pdf

WAGENSBERG, J. The total museum, a tool for social change. História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro, Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 309-321, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v12s0/14.pdf.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Ferreira, A. M. J. F. da C., & Vidotti, S. A. B. G. (2017). A encontrabilidade da informação em web sites de museus. Informação@Profissões, 5(2), 79–101. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p79

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)