Estrutura organizacional e a formação educacional dos trabalhadores do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais

Autores

  • Janete Fernandes Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p135

Palavras-chave:

Formação educacional, Organização, Estrutura organizacional

Resumo

Introdução: No mercado cada dia mais competitivo, que sofre com as grandes transformações, tem exigido das organizações ajustes nas suas estruturas internas, como também, melhor qualificação e formação educacional do trabalhador, estimulando-o a reflexão e a criatividade. Estas transformações forçam as organizações a agirem no aumento da produção e na oferta de resultados mais eficazes que permitam estruturas mais competitivas e inovadoras.  
Objetivo: Este artigo tem como objetivo conhecer a estrutura organizacional do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais (IEL/MG) e o nível de formação educacional dos seus trabalhadores.
Metodologia: Quanto ao parâmetro metodológico utilizou-se o estudo de caso, a abordagem qualitativa e a adoção da entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída com 100% dos gerentes sediados na cidade de Belo Horizonte e um coordenador na linha de staff do Instituto. Os encontros foram agendados previamente e as entrevistas integralmente gravadas e transcritas.
Resultados: Como principal resultado, o Instituto possui gerências que estão organizadas para ajudar na ampliação da competitividade das indústrias mineiras e na busca de fortalecer as relações entre os atores tecnológicos. Observou-se que quanto maior a atuação em mercados complexos, dinâmicos e vulneráveis, maior a exigência por serviços e produtos com valor agregado, e indivíduos com formação multidisciplinares, com alto nível de formação educacional.
Conclusões: Conclui-se que a estrutura organizacional do IEL/MG está em consonância com sua meta. As áreas mais sólidas são as gerências de Inteligência Estratégica, de Inovação e de Estágio Empresarial por fazerem parte do ambiente organizacional há mais tempo. A gerência de Estudos Economia está solta na estrutura do IEL e o melhor vínculo seria próximo da presidência da FIEMG; a gerência de Capacitação Empresarial não tem com clareza o que será a sua área, quais os produtos e os serviços que serão o portfólio e quais os perfis profissionais que serão necessários para a realização das atividades por ser a área mais nova no Instituto; para a gerência Centro Internacional de Negócios não importa onde a gerência esteja hierarquicamente subordinada, é preciso de infraestrutura que facilitem a implementação das atividades e que o cliente interno ou externo tenha suas necessidades e demandas atendidas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janete Fernandes Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação. Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. 4. ed. São Paulo: atlas, 2009.

COELHO, A.; COELHO, F. As debilidades estruturais das organizações: o exemplo ibérico. Revista de Administração Contemporânea. ed. esp, p. 143-164. 2003.

DELUIZ, N. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.12-25, dez. 2001. Disponível em: http://www.senac.br/INFORMATIVO/BTS/273/boltec273b.htm. Acessado em:11 jul. 2014.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S. Estruturação da estrutura organizacional: o caso de uma empresa familiar. Rev. Adm. Contemp, Curitiba, v.14, n. Especial, set. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000600002. Acessado em 5 de jun. 2014.

O'DWYER, G.; MATTOS, R. A. Teoria da estruturação de Giddens e os estudos de práticas avaliativas. Rio de Janeiro, Physis, v. 20, n. 2, 2010.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 18. ed. São Paulo: Atlas. 2009.

RODRIGUES, A. L. Tensões entre econômico e social: uma proposta de análise à luz da teoria da estruturação. Revista de Administração de Empresa, v. 48, n. 2, p. 37-50, abr./jun. 2008.

WOOD JR, T. Organizações de simbolismo intensivo. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n.1, p.20-28, jan/mar. 2000.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Silva, J. F. (2017). Estrutura organizacional e a formação educacional dos trabalhadores do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais. Informação@Profissões, 6(1), 135–161. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p135

Edição

Seção

Relatos de Experiências