Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara
  • Vera Regina Casari Boccato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Especializadas, Instituto Federal de São Paulo – Bibliotecas

Resumo

Introdução: Existem trinta e oito Institutos Federais (IFs) espalhados no Brasil que ofertam diferentes modalidades de ensino. Apresentam-se como uma concepção inovadora de ensino, como, pois ofertam ensino médio profissional, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados e doutorados profissionais. Sendo os IFs instituições peculiares e inovadoras, as bibliotecas que contemplam estas instituições também não deveriam ser?
Objetivo: O estudo objetivou retomar definições do universo tipológico das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas e contribuir na formação da identidade sociocognitiva e histórico-organizacional das bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo.
Metodologia: A metodologia foi composta por levantamento teórico através da utilização de instrumentos de coleta de dados, o questionário e o Protocolo Verbal na Modalidade em Grupo.
Resultados: apresenta-se um novo tipo de biblioteca que se forma a partir da junção das características tipológicas das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas.
Conclusões: Surge um novo nicho de investigações, tendo este estudo contribuições descritivas e conceituais acerca das bibliotecas dos Institutos Federais, especificamente do Instituto Federal de São Paulo.

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Biografia do Autor

Cintia Almeida da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara

Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaMestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar

Vera Regina Casari Boccato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

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Publicado

2014-01-08

Como Citar

Santos, C. A. da S., Boccato, V. R. C., & Hoffmann, W. A. M. (2014). Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena. Informação@Profissões, 2(1), 60–82. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60

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