v. 15 (2009)

Publicado: 2009-04-02

Apresentação

  • Apresentação

    Marcia Elisa Tete Ramos
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p5

Artigos

  • Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI

    Maria Auxiliadora Schmidt
    9-21
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p9
  • O ensino de história regional nos anos iniciais da educação básica

    Elison Antonio Paim, Jussara Odete Correa
    23-37
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p23
  • Caminhos percorridos e outros: a descobrir e a percorrer

    Ernesta Zamboni
    39-50
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p39
  • Memórias e práticas no ensino e pesquisa de história

    Helenice Ciampi
    51-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p51
  • Do conteúdo à recepção: o guia do livro didático de história (2005/2008)

    Júlia Helena Simões Moreira, Júnia Sales Pereira
    67-83
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p67
  • Tempo histórico e cronologia: o conhecido e o ensinado por professoras dos anos iniciais

    Magda Madalena Tuma
    85-102
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p85
  • Cinema e ensino de história: propaganda e crítica em outubro e o triunfo da vontade

    Marcos Silva
    103-117
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p103
  • O ensino de história, a memória e o patrimônio cultural

    Margarida Maria Dias de Oliveira
    119-130
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p119
  • Livros didáticos de história: o passado sempre presente

    Maria Inês Sucupira Stamatto
    131-157
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131
  • Escrever e pensar historicamente: recursos cognitivos envolvidos com a produção textual

    Maria Lima
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p159
  • A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa

    Marlene Rosa Cainelli
    173-181
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p173
  • Pontes, jabuticabeiras, princípios pedagógicos e o ensino de história

    Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    183-196
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p183

Expediente

  • História e Ensino, Londrina, v.15, 2009

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p