v. 22 n. 2 (2016)

Publicado: 2016-12-30
  • Editorial

    Márcia Elisa Teté Ramos
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p5

Apresentação

  • Apresentação

    Giovani José da Silva
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p7

Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais

  • Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente

    Ana Lúzia Magalhães Carneiro
    11-32
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11
  • O Parque Indígena do Xingu e o Congo Belga: ensino de História e pluralidade cultural nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Anna Maria Ribeiro Moreira da Costa
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p33
  • Ensino de História e Meio Ambiente: uma difícil aproximação

    Ely Bergo de Carvalho, Jamerson de Sousa Costa
    49-71
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p49
  • Ensino de História e orientação sexual: Uma reflexão sobre sexualidades na escola a partir de contribuições da Psicologia Social e da Teoria Queer

    Giovani José da Silva, Jaime de Sousa Silva
    73-94
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p73
  • Discussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no Ensino de História

    Luciane Pedro
    95-109
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p95
  • Educação para o consumo: uma proposta transversal para o Ensino de História

    Maria Belintane Fermiano
    111-135
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p111

Artigos

  • A importância da articulação teoria e prática nos percursos formativos dos professores de história

    Janote Pires Marques, Augusto Ridson de Araújo Miranda
    137-163
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p137
  • O uso das imagens no ensino de história: reflexão sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas

    Roseane Maria de Amorim, Cintia Gomes da Silva
    165-187
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165
  • O ensino de história e o protagonismo discente: desafios na Amazônia rondoniense

    Adriane Pesovento, Denise Pereira Rodrigues, Janiny Kélvia Pisoler Hell
    189-205
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p189
  • Ensinar história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios conceituais e metodológicos

    Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio
    207-228
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p207
  • Visibilizando os sujeitos históricos: Movimento negro, a intelectualidade acadêmica e a emergência da Lei n. 10.639/03

    Amauri Júnior Silva Santos
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p229
  • Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica.

    Rafael Reinaldo Freitas
    247-262
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247
  • As possibilidades da literatura infantil/juvenil no processo de aprendizagem histórica

    Ana Beatriz Accorsi Thomson
    263-279
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p263

História da Educação

  • Graduação em história no extremo norte do Brasil: desafios e possibilidades

    José Petrúcio Farias Júnior, Ana Cristina Rocha Silva
    281-296
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p281

Resenhas

  • Ensino (d)e história indígena: um livro necessário

    Maria Cristina Floriano Bigeli
    297-304
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p297

Expediente

  • Expediente v. 22, n 2 (2016)

    305
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p305